Escolha uma Página

Como pais, todos queremos que nossos filhos sejam saudáveis e felizes. Uma das maneiras mais importantes de ajudá-los a alcançar isso é incentivando hábitos alimentares saudáveis desde cedo na infância. No entanto, com tanta informação hoje em dia sobre o que constitui uma dieta “saudável”, pode ser difícil saber por onde começar.

Neste artigo, eu vou te dar algumas dicas e estratégias para ajudar você a incentivar seus filhos a comerem de forma mais saudável.

Tenha um cardápio para a semana

Isso parece besteira, mas uma das coisas mais importantes que você pode fazer para promover hábitos saudáveis para sua família é fazer um planejamento do que vocês vão comer na semana. Isso te ajudará a garantir que sua família tenha sempre alimentos saudáveis a disposição, fazendo com que entre menos alimentos prontos, industrializados e fast food na sua casa.

Ao fazer seu planejamento, tente incluir uma variedade de alimentos e de todos os grupos alimentares. Isso quer dizer incluir frutas e verduras, grãos integrais, fontes de proteína magra e gorduras saudáveis.

Cuidado com a quantidade, mas principalmente com a qualidade do que você come e dá para seus filhos

Observar a quantidade de comida que nossos filhos comem é algo importante para sabermos se eles estão comendo demais ou de menos. Mas o principal é observarmos o nível de saciedade das crianças.

Elas estão comendo e ficaram satisfeitas? Então não as obrigue a comer tudo o que está no prato porque pode ser que você tenha colocado demais para ela.

Ou ela comeu uma colherada e disse que está cheia? Tente se lembrar primeiro que ela comeu algo a pouco tempo, se ela está sentindo algo ou se é só porque ela não quer comer aquela comida que você fez e quer comer outra coisa como um biscoito no lugar da comida. Se for esse o caso insista com ela e explique a importância da comida para a saúde dela e o seu crescimento, pode ser um bom momento para começar a ensinar seus filhos um pouco sobre alimentação saudável!

Não se esqueça que nem sempre a quantidade de comida que se come é o mais importante. A qualidade do que comemos é muito mais importante do que a quantidade.

Outra dica importante é aprenda e ensine seu filho a comer devagar e prestar atenção na comida, pois assim ele vai aprender quando está satisfeito de verdade. Isso pode ajuda-lo a desenvolver uma relação saudável com a comida.

Leia também: 

Os problemas do açúcar na saúde das crianças

Como incentivar as crianças a beberem água

Relação entre nutrição e o cérebro da criança

Ofereça Lanches saudáveis

Os lanches também são uma parte importante da alimentação dos nossos filhos no dia a dia.

Por isso precisamos garantir que nossos filhos também terão alimentos saudáveis a disposição dele e não junk food ou somente doces. Isso pode ajudar a fornecer a eles energia e os nutrientes de que eles precisam para crescer e se desenvolver.

Você até consegue fazer com que seu filho coma de forma mais saudável no almoço e no jantar, mas na hora do lanche não sabe o que fazer?

Aqui vão algumas dicas de alimentos simples e saudáveis que você pode ter em casa ou fazer bem rapidinho:

  • tenha sempre frutas frescas e prontas para comer,
  • biscoitos integrais também podem ser uma opção,
  • tapioca,
  • ovo cozido,
  • legumes cortadinhos que você pode comer com um pouquinho de pasta de amêndoa ou amendoim. Entre muitas outras opções que em breve eu vou colocar aqui para vocês.

Evite bebidas açucaradas e até sucos adoçados pois isso pode contribuir com ganho de peso, risco de diabetes e caries. E por falar em sucos, se você puder sempre priorize a fruta in natura e não o suco, pois ela é muito mais saudável para qualquer pessoa.

Envolva seus filhos no planejamento das refeições e até no preparo delas, se for possível

Outra maneira de incentivar hábitos alimentares saudáveis em crianças é envolvê-las no planejamento e preparo das refeições. Isso ajuda a deixa-las animadas com o que elas vão comer, ajuda a desenvolver a habilidade de cozinhar e pode ajuda-las a querer experimentar novos alimentos.

Isso pode ser uma boa maneira de vocês passarem um tempo de qualidade juntos, aprendendo e criando boas memórias.

            E por último, mas não menos importante: Seja exemplo para seu filho!

            As crianças aprendem muito mais nos observando do que quando estamos falando para ensinar algo. Portanto seja exemplo para seu filho do que você quer que ele faça ou seja. Se você quer que ele coma de forma saudável, que ele tenha hábitos saudáveis, seja o primeiro a fazer isso.

            Ao dar alimentos saudáveis para seu filho desde a primeira infância e ensiná-lo a importância da alimentação, você estará ajudando seu filho a  desenvolver esses hábitos saudáveis que o beneficiará pelo resto da vida.

Pense nisso!